quinta-feira, 22 de junho de 2017

O Idoso e a Resiliência




Resiliência significa voltar ao estado normal e ao equilíbrio. É a reconstrução emocional e psicológica envolvida após uma situação que altere sua condição de normalidade. Nesse contento, a resiliência é uma qualidade inerente à velhice e que a impacta profundamente, pois essa é uma etapa da vida em que o indivíduo já vivenciou inúmeras perdas e situações traumáticas, tais como: perda de entes queridos, desemprego, doença, pobreza e acidentes. Logo, sua capacidade de reconstrução psicoemocional já alcançou um patamar elevado se comparado a pessoas jovens e imaturas.
A velhice é vista frequentemente como sinônimo de perda, no entanto, isso nem sempre é uma verdade. Os idosos são as pessoas mais bem preparadas psicologicamente e emocionalmente para lidarem com situações adversas, uma vez que eles possuem uma resiliência tão bem estruturada que raramente sucumbem às atribulações. Dessa forma, essa resiliência que foi construída ao longo de uma vida de muita luta e perseverança representa uma conquista, um ganho que somente a velhice pode nos presentear.
Estudos revelaram que os idosos com melhor saúde psicomotora são aqueles que possuem um alto grau de resiliência. Curiosamente, os indivíduos mais resilientes são os que mais vivenciaram situações adversas durante a sua vida. Uma vida de luxo e conforto pode não ser tão favorável para a construção da resiliência, assim como pode comprometer sua capacidade de produção ao longo da vida e proporcionar uma velhice insatisfatória.
De modo geral, qualquer situação estressante ou que envolva perdas são difíceis de lidar. Construir a resiliência é uma tarefa complexa e que não nos ausenta de sentirmos dores e tristeza, mas que utiliza esses sentimentos para a aceitação e a cura. É uma construção dolorosa, entretanto, que é essencial para continuar a viver e evitar o surgimento de doenças como a depressão. Logo, a velhice é o auge da resiliência e o ápice de quem já vivenciou as situações mais dolorosas e conseguiu supera-las.

 Em suma, a resiliência é uma qualidade que está interligada ao processo de envelhecimento e que pode corroborar para que a velhice seja uma etapa da vida prazerosa e feliz. Portanto, indivíduos que são poupados de dor e sofrimento não conseguem construir uma resiliência bem estruturada e que lhes proporcionem uma base suficiente para vencer as inúmeras adversidades a que estão sujeitos durante a sua trajetória. Dessa forma, ela só pode ser construída ao longo de conflitos emocionais, psicológicos e sua superação, assim, o indivíduo chegará à condição de equilíbrio definida como resiliência.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Voo



A maioria dos pássaros foi criada para voar. Para eles, ficar no solo é uma limitação de sua capacidade de voar, e não o contrário. Você, por outro lado, foi criado para ser amado. Assim, para você, viver como se não fosse amado é uma limitação. Viver sem ser amado é como cortar as asas de um pássaro e tirar sua capacidade de voar. A dor tem a capacidade de cortar nossas asas e nos impedir de voar. E, se essa situação persistir por muito tempo, você quase pode esquecer que foi criado originalmente para voar. Todo amor e relacionamento só são possíveis para nós quando existimos dentro de Deus. O amor não é a limitação. O amor é o voo. Deus é o Amor.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Inverno






“Veja! O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram. Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos.” Cânticos dos Cânticos 2.11-12


Assim como as estações, nossas vidas são feitas de fases. Geralmente, o inverno não é a estação favorita das pessoas. Isso acontece porque nela as árvores perdem todas as suas folhas, não dão frutos e a natureza ao seu redor parece estar morta; além disso, essa estação é um tempo de muito frio, isolamento e solidão. Mas, nos esquecemos de que ela é tão importante quanto às outras estações e de que faz parte de um ciclo que o próprio Deus criou. Inverno é tempo de reflexão. É a estação que antecede o renascimento e a transformação; aquele que nos prepara para viver uma vida totalmente nova e diferente da qual vivíamos. É o momento em que Deus, em sua infinita misericórdia, nos ergue do mais profundo poço. É quando a fé e a esperança nos fazem crer que existe vida quando tudo o que vemos ao nosso redor é morte. Logo, temos três lições para aprender com essa estação. 1ª O inverno é um fase, é algo temporário. Porém, essa fase faz parte de um ciclo. Isso significa que iremos passar por muitos invernos em nossa vida e precisamos estar preparados para enfrentá-los. 2ª Aproveite as coisas boas que existem nessa estação. Mesmo na dor é possível colher bons frutos. As melhores bênçãos são produzidas nos tempos de adversidade. 3ª Não se preocupe quando o desânimo e o cansaço aparecerem, mas lembre-se de que Deus irá surgir no momento exato para fazer coisas extraordinárias em sua vida e fazer do seu inverno uma estação inesquecível.