segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Avante!



Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante” (Êxodo 14.15).

Recentemente vi um documentário no canal de TV Discovery sobre um lago na Holanda que no verão é usado para velejar, pescar e praticar esportes aquáticos. Quando chega o inverno, porém, aquelas águas se tornam geladas e uma grossa camada de gelo se instala ali. E então ocorre que muitas pessoas aproveitam aquilo para patinar e praticar esportes e até mesmo para passear sobre o piso de gelo.
Os filhos de Israel estavam enfrentando uma grande dificuldade: pela frente, o Mar Vermelho; pelos lados, o deserto; por trás, o voraz exército do faraó. O povo entrou em desespero e começou a clamar ao Senhor, e este apenas ordena a Moisés que sigam avante. Parece uma ordem absurda e incoerente. Marchar para onde, se à frente só havia água?
Lembrei-me então que o Senhor poderia ter congelado aquele mar, tornando-o uma imensa camada de gelo, como o lago da Holanda, mas ele preferiu fazer melhor: abriu uma estrada para o povo passar em segurança. E Israel atravessou seguro.
Diante do medo e do desespero podemos clamar ou reclamar. Os filhos de Israel preferiram reclamar, uma atitude própria de quem não tem fé. Mas Moisés, que tinha uma fé inabalável no Deus vivo, preferiu clamar. E sua oração moveu os céus. O Senhor apenas ordenou que a marcha continuasse. O nosso Deus está à nossa frente, sempre atento às nossas orações e súplicas. Ele não ordenou que aquele povo olhasse para trás ou para os lados, mas para cima. E sua ordem foi: “Marchem!”. E marchar é seguir em frente.
Quando aprendermos a ouvir a voz do Senhor, quando decidirmos obedecer à Sua Palavra, ficaremos surpresos com o que acontecerá em nossa vida. Precisamos clamar sim; mas, também precisamos andar. E do lado de lá proclamaremos as “coisas grandiosas que o Senhor fez por nós; por isso estamos alegres”.

Em vez de reclamar, vamos clamar para podermos proclamar.

Leitura Bíblica:
Êxodo 14.10-18


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Se tiver dúvidas e curiosidades a respeito da Bíblia Sagrada é só perguntar que daremos nosso melhor para responde-las.